.


XIRRUS WI-FI INSPECTOR - PROGRAMA DIRECIONADO PRINCIPALMENTE PARA QUEM COSTUMA ACESSAR A INTERNET

22/08/2012 13:08

O  Xirrus Wi-Fi Inspecto r é um programa direcionado principalmente para quem costuma acessar a in ternet utilizando computadores portáteis e deseja um método fácil de encontrar redes sem fio. Além de mostrar o nome, velocidade e tipo de segurança de cada rede disponível, o programa ain da indica a distância de cada ponto em relação ao usuário e permite realizar uma série de testes que verificam tanto a velocidade da conexão quanto sua estabilidade.

Conectividade é uma palavra que se tornou muito forte nos últimos anos quando o assunto é acesso à internet. Foi-se o tempo em que o único meio de acessar a rede mundial dos computadores era através de um desktop convencional, que dependia de diversos fios conectados e não permitia muita mobilidade.

A diminuição de custos e a facilidade de configuração permite atualmente que qualquer um possua uma rede wireless em casa, o que facilita tanto o uso de desktops quanto aparelhos portáteis como netbooks, video games e até mesmo celulares.

Porém, um problema que persiste, principalmente no Brasil, é o número limitado de redes Wi-Fi gratuitas disponíveis: pode-se levar um bom tempo até que o software nativo do Windows seja capaz de encontrar um sinal confiável, e basta que o usuário se distancie alguns passos na direção errada para que haja quedas de velocidade ou até mesmo a perda da conexão.

Com o programa, é mais fácil encontrar redes wireless disponíveis. A página principal dele exibe quatros campos diferentes que podem ser expandidos para uma visualização mais detalhada: Radar, History, Connection e Networks. Cada um possui algumas funções específicas que são melhor explicadas abaixo.

Radar

Como o próprio nome diz, esta função exibe um radar que mostra de maneira gráfica todas as redes Wi-Fi disponíveis na área, com detalhes como nome e distância em relação ao usuário. Vale mencionar que o ângulo que cada rede é exibida no radar não corresponde exatamente à direção de origem do sinal: quanto mais próximo o ponto está do centro  do radar, mais provável a chance de que possua um sinal forte, o que significa maior estabilidade durante a conexão.

Connection

Mostra informações detalhadas sobre a rede a que o computador está conectado no momento. Entre elas exibidas estão força do sinal, velocidade de conexão, endereço de IP externo e interno e o nome da rede. No canto direito da tela ainda é exibida opção “Connect/Disconnect”, que permite habilitar ou desabilitar a conexão de maneira rápida (vale mencionar que esta função não surte nenhum efeito em computadores que possuem o Windows XP instalado).

History

Mostra o histórico da força de sinal das redes Wi-Fi detectadas pelo programa. Cerca de 500 segundos (cerca de 8 minutos) de histórico são exibidos, o que permite detectar facilmente os momentos em que houve algum problema de conexão nos últimos minutos de uso do computador. Esta opção exibe no máximo 10 redes disponíveis, selecionadas entre aquelas de sinal mais potente.

Networks

Exibe uma tabela com informações sobre todas as redes Wi-Fi detectadas pelo computador. As informações são atualizadas de maneira automática periodicamente. As redes conectadas ao computador são exibidas em laranja, enquanto as demais possuem fundo azul ou branco. Entre as informações exibidas estão o nome de cada rede, força do sinal, tipo de rede Wi-Fi (802.11b, 802.11a, 802.11g, 802.11n), tipo de proteção utilizada, protocolo de autenticação e frequência de operação.

Teste a velocidade de sua conexão

Além das opções listadas acima, o Xirrus Wi-Fi Inspector permite testar a velocidade de download e upload da rede atual. Para isso, o programa baixa e envia um pacote de dados para um dos servidores selecionados pelo usuário, mede o tempo de resposta e disso decorre a velocidade exibida para o usuário. O único inconveniente é que somente servidores internacionais estão disponíveis, o que influencia negativamente os resultados obtidos.

Quem gosta de configurar totalmente os aplicativos que utiliza no computador vai se sentir em casa com o Xirrus, já que o software permite fazer uma série de mudanças na interface para dar destaque a determinada função, enquanto esconde outras opções. Dessa forma, é possível deixar a interface da janela principal mais limpa, o que facilita acesso a funções muito utilizadas enquanto deixa de lado aquelas pouco acessadas.

 

Fonte: Clique aqui!

Leia mais em: http://www.baixaki.com.br/download/xirrus-wi-fi-inspector.htm#ixzz24IA6nKHc

—————

Voltar