.


TIRAR O PENDRIVE SEM REMOVER COM SEGURANÇA ESTRAGA?

03/12/2011 11:24

Esse é um assunto que gera uma dúvida na cabeça de muita gente, mas a resposta para essa questão é simples. O seu pendrive pode queimar caso seja removido sem cuidado, pois, qualquer dispositivo USB utiliza energia elétrica para ser identificado e lido pelo computador. Deste modo, em uma remoção brusca, sem fazer com que ele pare de funcionar, pode acontecer que uma corrente elétrica esteja passando nesse momento e assim fazer com que o pen drive ou mesmo a porta de entrada USB seja queimada.

PENDRIVE

Outra questão relevante na retirada brusca do pendrive é quanto a integridade dos seus documentos. Por ele possuir a característica de “hot-swappable”, ou seja, pode ser conectado ou desconectado com o computador ligado, sem risco de dano ao hardware seja a porta em que encontra-se ligado ou mesmo o próprio dispositivo. Os dados armazenados podem sofrer danos caso o dispositivo seja removido bruscamente durante operações de leitura ou de gravação.

Para não termos surpresas ruins ao retirar o pendrive sem a forma dita segura o ideal é seguir os passos recomendados. Assim, quando desejar remover o pendrive de uma unidade, clique inicialmente no ícone “USB” na barra de tarefas, bem próximo ao relógio, após selecione o drive referente ao pendrive e clique nele. Deste modo é feita a remoção segura. No entanto existe outra forma também recomendada para a remoção do pendrive. Muitos especialistas defendem a ideia de que quando estamos usando um pendrive ou qualquer outro dispositivo removível, há um ícone que exibe a opção “Remover Hardware com Segurança“, assim, o sistema assegura a integridade de seu pendrive e que não haja prejuízos de dados ao remover o dispositivo, como vimos anteriormente. No entanto, fala-se que é possível desconectar o pendrive com segurança sem avisar o sistema operacional. Para fazer isso, é necessário ter certeza que o mesmo não está mais transmitindo dados, ou seja, nem copiando e nem lendo arquivos.

O pendrive costuma ter um led que fica piscando quando está em uso, realizando alguma operação. Então, se esta luz estiver apagada, dizem que é possível remover o dispositivo com segurança e assim, não danificar o pendrive e muito menos perder os arquivos.

Vi no Oficina da Net

—————

Voltar