.


TIPOS DE TECIDOS PARA SUBLIMAÇÃO

14/06/2017 10:19

É muito importante que você saiba que a sublimação acontece perfeitamente em tecidos 100% poliéster, portanto, quanto menos poliéster um tecido tiver em sua composição, menos cores vivas você terá na estampa final.

como-estampar-camisetas-duvidas Tipos de Tecidos para Sublimação - Veja Aqui algumas Sugestões!

Por exemplo, se um tecido possui 67% poliéster e 33% de viscose, eu sei logo de cara que a estampa final não vai ficar tão viva como em um tecido 100% poliéster, porém vai ficar melhor do que a estampa em um tecido 50% poliéster e 50% algodão por exemplo.

O foco não é nome dos tipos de tecidos e sim sua composição. Os nomes do tecidos para sublimação podem variar de região para região e não é a forma  mais interessante para quem está começando, é importante que entenda que um tecido natural como algodão a sublimação direta não ocorre e em um tecido sintético como o poliéster a sublimação tinge a fibra do tecido.

E quanto tempo esta estampa pode durar? Eu posso dizer que esta estampa feita por sublimação, onde os fios do tecido foram tingidos, vai durar o tempo que o tecido durar, a sublimação não é como o transfer que fica superficial.

Como eu disse, a sublimação tinge o tecido, transfere a tinta do papel para os fios. É claro que um grande inimigo será o sol. Ele pode agredir ao longo do tempo o tecido estampado tenha um desgaste maior nas costas do que na frente de uma camiseta por exemplo.

Em outro vídeo vamos conversar mais sobre outros tipos de tecidos como o algodão e sobre tecidos coloridos e a sublimação, neste artigo aqui, eu gostaria de chamar a atenção para 5 tipos de tecido que eu estampei para que possa visualizar o acabamento de cada um deles e algumas composições interessantes para o seu negócio.

A minha prensa foi configurada para 200 graus e 40 segundos. Embora um tempo alto todos os testes anteriores foram feitos dentro desta configuração para que eu possa ter referencias e para que você possa ter ideia do que ocorre com o tecido dentro destas condições.

 Vamos aos Tipos de Tecidos

Este é um tecido 100% poliéster, neste caso aqui eu utilize a helanca light, também conhecida como helanquinha ou mesmo cacharrel, é um tecido com um acabamento vivo e vibrante. Este tecido é muito utilizado em uniformes esportivos.

tipos-de-tecidos-helanca Tipos de Tecidos para Sublimação - Veja Aqui algumas Sugestões!tipos-de-tecidos-helanca2 Tipos de Tecidos para Sublimação - Veja Aqui algumas Sugestões!

Este outro tecido também é 100 % poliéster, porém foi processado de outra forma e possui um toque bem diferente, um pouco mais pesado, porém muito semelhante ao toque ao Tecido PV, um tecido muito popular e que se não conhece vai conhecer agora.

tipos-de-tecidos-pp Tipos de Tecidos para Sublimação - Veja Aqui algumas Sugestões!tipos-de-tecidos-pp2 Tipos de Tecidos para Sublimação - Veja Aqui algumas Sugestões!

O Poli Viscose, conhecido como PV é um tecido com 67% poliéster e 33% de viscose muito utilizado em uniformes escolares. A viscose é uma fibra artificial de celulose e o resultado final é uma estampa estonada, ou seja, mais lavada se comparada a um tecido 100% poliéster.

O PV pode amarelar um pouco, compactar e, portanto ficar com um toque um pouco mais pesado.

tipos-de-tecidos-pv Tipos de Tecidos para Sublimação - Veja Aqui algumas Sugestões!tipos-de-tecidos-pv2 Tipos de Tecidos para Sublimação - Veja Aqui algumas Sugestões!

Neste outro tecido, temos uma composição de 67% poliéster e 33% de algodão, o acabamento é muito parecido porém ao invés da viscose eu tenho o algodão, contribuindo bastante para o toque e conforto. Este tecido pode perder um pouquinho a tonalidade depois da primeira lavagem  por conta do algodão.

tipos-de-tecidos-pa Tipos de Tecidos para Sublimação - Veja Aqui algumas Sugestões!tipos-de-tecidos-pa2 Tipos de Tecidos para Sublimação - Veja Aqui algumas Sugestões!

Por fim, e não menos importante, este tecido tem um apelo ecológico, conhecido como PET. É importante lembrar que existe tanto o PET para decoração quanto o PET para a produção de camisetas, como este aqui, que possui 50% de poliéster, fios produzidos a partir da reciclagem de garrafas PET e 50% de algodão, formando uma camiseta com toque e conforto bem interessante, porém ainda mais estonada que os demais exemplos de tecidos mistos mostrados antes.

tipos-de-tecidos-pp Tipos de Tecidos para Sublimação - Veja Aqui algumas Sugestões!tipos-de-tecidos-pet2 Tipos de Tecidos para Sublimação - Veja Aqui algumas Sugestões!

Lembre-se que mesmo um tecido estonado, ou seja, mais apagado ele por ter um aplicação interessante no mercado como a moda, por isso a importância de compreender muito bem sobre o seu nicho, produto e cliente.

Um tecido estonado pode ser lixo para algumas aplicações como o promocional, mas pode ser luxo em aplicações como a moda, e agora você conhece um pouco mais sobre estes 5 tipos de tecidos, compreendeu  a importância de saber a composição deles e sabe como a estampa fica em um tecido 100% poliéster e em tecidos mistos.

 

Fonte: Clique aqui!

—————

Voltar