.


QUANDO OS COMPUTADORES SERÃO INTELIGENTES COMO NÓS? ANTES DO QUE VOCÊ IMAGINA...

16/11/2011 10:03

Inova

Pois não? Em que posso matá-lo?

Este dia está chegando. Talvez não na minha gestão, mas possivelmente na de meu filho ou meu neto (caso eu consiga deixar meus genes por aí).

Senão vejamos o caso do supercomputador Blue Gene, da IBM. Essa máquina de exatos 147.456 processadores já superou o poder de processamento de alguns animais razoavelmente inteligentes, como gatos (equivalente a 25 mil chips) e ratos (apenas 500), segundo reportagem da revista especializada e altamente respeitada Scientific American.

O nosso cinzento, quando não destruído por álcool, drogas ou BBB, possui cerca de 20 bilhões de neurônios, conectados por aproximadamente 200 trilhões de sinapses.

O Blue Gene, com seus 147 mil chips, cada um com 1GB de memória, consegue simular atualmente 4,5% do cérebro humano. Nessa matemática, será necessário adicionar algo em torno de 732 mil processadores para igualar o processamento de um cérebro humano. A IBM acredita que chegará a isso em 2019 (paper em PDF) – daqui a apenas oito anos (!).

Antes que meus três leitores se revoltem, dizendo que essa comparação é absurda, já digo que sim, concordo. Comparar processamento puro é como por lado a lado um Fusca com motor turbinado e uma Ferrari – embora ambos possam ter os mesmos cavalos, o primeiro não completa um GP de Mônaco.

O cérebro humano ainda é, em larga escala, desconhecido para nós, donos. Ele possui intricadas conexões e capacidades que nem arranhamos. No entanto, a evolução dos supercomputadores e dos softwares mostra que, em algumas poucas décadas, os cientistas poderão chegar a tão sonhada inteligência artificial. Já pensou?

 

—————

Voltar