.


PUBLIQUE SEUS ARQUIVOS VIA FTP OU VIA FILE MANAGER

25/10/2012 13:15

Com FTP você pode facilmente transferir seus arquivos para seu espaço web na One.com. Você pode usar todos os clientes de FTP disponíveis, e com o File Manager da One.com você nem precisa instalar um progr ama para começar a fazer upload e download. Se você quiser instalar um CMS, como por exemplo Wordpress, FTP também é uma ferramenta indespensável para se fazer rapidamente o upload dos arquivos necessários para o seu espaço web.

Um espaço web com FTP na One.com inclui, entre outras coisas, o seguinte:

Upload e download para o seu espaço web

Suporte a todos os clientes de FTP

Compatibilidade com todos os sistemas operacionais

File Manager

 

O que é FTP?

FTP é um método para transferência de arquivos entre um comp utador pessoal (cliente) e um servidor web através da Internet. FTP é uma abreviação para File Transfer Protocol, ou Protocolo de Transferência de Arquivos. Um protocolo é um conjunto de normas e regras que regula a comunicação entre computadores em uma rede. FTP é geralmente usado para upload de arquivos e publicação de sites a partir de um computador local para um espaço web.

 

Saiba mais
Aspectos técnicos do FTP
File Transfer Protoco 


Cliente de FTP e servidor web

A maioria das pessoas se conecta ao seu espaço web através de FTP utilizando um programa de FTP, também chamado de cliente de FTP. Alguns dos mais populares clientes de FTP são FileZilla, CuteFTP e FlashFXP. Alguns programas FTP são gratuitos, ao passo que outros oferecem versões de teste por um período limitado. Outra possibilidade é conectar-se diretamente a partir do Windows. Neste caso, você pode usar o FTP sem um programa. Independentemente de qual versão do Windows você estiver usando, o conteúdo do seu espaço web será apresentado exatamente da mesma maneira como você vê os arquivos em seu próprio disco rígido no Windows Explorer.

Um espaço web recém-criado na One.com está sempre vazio. É por isso que você vê o logotipo da One.com com um link para www.one.com quando digita o nome do seu domínio num navegador da internet, como o Internet Explorer. Se o seu domínio foi transferido para One.com, você precisa se conectar ao seu espaço web com FTP e fazer upload de seu sítio web já existente para torná-lo visível no seu domínio com One.com.

Se você quiser usar um CMS você também terá que fazer o upload dos arquivos de instalação necessários através do FTP. Também é necessário colocar um arquivo índice na raiz do seu espaço web. O nome do arquivo índice deve ser sempre escrito em letras minúsculas, como por exemplo, "index.html". Na One.com o arquivo índice deve ser colocado na pasta raiz, que é a pasta de mais alto nível hierárquico dentre as pastas no espaço web. Normalmente, esta é a primeira pasta que você vai ver ao se conectar com FTP.

Cliente de FTP FileZilla gratuitamente
Download FileZilla


Conectar-se via FTP

É muito simples e fácil fazer uma conexão entre seu computador e o seu espaço web com um programa de FTP. Basta digitar o nome do seu domínio como nome de usuário e ftp.seu-domínio.pt como host e a sen ha utilizada para acessar o seu Painel de Controle. Você também precisará digitar um número de porta. Na One.com o número da porta FTP é sempre 21. Uma vez conectado, você terá uma visão completa de todos os arquivos no seu espaço web. Estes são arquivos localizados no servidor e, portanto, acessíveis através da Internet.

Quando conectado você pode livremente fazer upload, download e apagar arquivos do seu espaço web. Não importa qual sistema operacional você está usando. FTP irá funcionar num computador com Windows, numa máquina Linux e no Mac. A rapidez com a qual você pode fazer upload e download de arquivos depende, entre outras coisas, da velocidade da sua conexão de internet.

Segurança com FTP

A fim de se maximizar a segurança do seu espaço web e FTP, você deve seguir este conselho simples: Certifique-se de escolher uma senha difícil de ser advinhada e mantenha-a secreta. Na One.com um espaço web vem com uma conta FTP e a senha do espaço web dá acesso a todos os arquivos. Por isso você nunca deve compartilhar sua senha com outras pessoas.

File Manager - acesso a arquivos de qualquer lugar

Como mencionado anteriormente, uma das vantagens é que o FTP lhe dá a possibilidade de se conectar rapidamente ao seu alojamento web. No entanto, o acesso FTP exige que você tenha os direitos necessários na rede para se conectar através do firewall - caso exista algum - e instalar um cliente de FTP no computador que você está trabalhando. Isso pode causar algum problema se você estiver usando um computador em seu local de trabalho ou um computador público em uma biblioteca ou num Internet Café.

Uma vez que o File Manager é uma aplicação totalmente baseada na web, não são necessários instalação ou direitos especiais na rede para que você possa utilizá-lo. Por isso, o File Manager pode ser uma adição útil ou a substituição de um programa FTP. File Manager está incluído em todos os espaçow web na One.com. Para poder usar o File Manager, simplesmente abra o Internet Explorer e faça logon no Painel de Controle do seu espaço web, onde você pode abrir o File Manager. De lá você pode fazer upload e download de arquivos, bem como criar páginas e pastas do seu espaço web. No entanto File Manager tem a limitação de que você só pode carregar um arquivo de cada vez.

 

Produtos relacionados:

Cópia de segurança
Tráfego

 

Fonte: Clique aqui!

—————

Voltar