.


PROGRAMAS GRATUITO DE EDIÇÃO VETORIAL

30/01/2012 08:31

Hoje vou falar sobre alguns programas gratuito de edição vetorial, exatamente, são 100% gratuito e dependendo da sua finalidade acaba suprindo totalmente sua necessidade.

Vou começar pelo Inkscape.

 inkscape

Inkscape é sem dúvidas o melhor software livre do mundo, ele possui uma interface muito semelhante ao Corel Draw, na minha opinião ele é um software distinto dos famosos, vamos ser francos, não tem como fugir muito do padrão. Ele é MultiPlataforma, o que significa que pode ser instalado tanto em Linux, Windows ou Mac. 
Ele importa todo tipo de arquivo e tem um grande diferencial, que é exportar seu trabalho para o formato .CDR (arquivo Corel Draw), além dos outros padrões.

Minha opinião pessoal sobre o Inkscape: ele realmente corresponde as necessidades de um profissional, independente do que você tem em mente na hora da criação, ele sem dúvidas vai lhe atender.

 

Serif DrawPlus SE

drawplus

Esse eu não cheguei a testar, sei que possui uma versão paga e outra free, a parte chata de se utilizar a versão gratuita é que você precisa fazer o registro no site oficial, além disso algumas funções estão bloqueadas, só são liberadas no programa pago. 
Serif DrawPlus SE exporta arquivos .WMF aumentando sua compatibilidade com os demais.

Quem utiliza ou já utilizou este programa por favor me envie um comentário falando o que achou.

 

Creative Docs.NET

creative_docs

Não tinha conhecimento deste programa até começar a procurar na internet programas gratuitos para edição vetorial
Aparentemente este programa atende os requisitos exigidos, o único problema é que ele não apresenta suporte ao .SVG e .WMF mas em compensação ele exporta todos os formatos, além de gerar arquivo em formato .PDF

Se tiver conhecimento avançado sobre este software, ficarei agradecido de ter sua opinião aqui no blog.

 

E por ultimo o SK1

 sk1

Este programa é muito novo no mercado e poucos o conhece, ele atualmente roda apenas no sistema operacional Linux, em breve será lançado uma nova versão Multiplataforma. 
Como não trabalho com Linux não tive a oportunidade de testa-lo (não faltou vontade) mas pelo que dizem, esse programa vem para ficar.

Quero muito a opinião de quem já utilizou este programa, ficamos no aguardo para saber se ele é ou vai ser o que realmente promete.

Se ficou faltando algum programa a mencionar me avise, farei questão de publica-lo aqui.

—————

Voltar