.


Pixel - Unidade de Medida

13/04/2011 16:29

1) O que é um pixel?
Pixels são os pequenos pontos que formam a imagem. Eles também são usados como unidade de medida que informa com quantos pixels determinada imagem é formada.
Quantos mais pixels uma imagem tiver, maior é a resolução, o que significa que esta foto pode ser ampliada sem que ela perca a definição.
Dica: Faça o teste de ampliar um imagem várias vezes (1600% mais ou menos). Você verá nitidamente os pontos (pixels) que formam a imagem.


2) Qual a resolução que você precisa?
A resolução varia de acordo com a quantidade de pixels que formam a imagem, por isso, seu valor é dado em pixels. Se uma câmera gera imagens de 1024 x 768 pixels, essa é a resolução dela. A resolução está diretamente ligada com a qualidade da impressão, assim, quantos mais pixels a câmera captura, melhor é a qualidade da imagem. A resolução da imagem também é determinada pelo DPI (Dots per Inch) que é a quantidade de pontos, ou pixels, que a imagem possui por polegada quadrada. O ideal para imagens destinadas à reprodução fotográfica ou ao uso em artes gráficas é que tenham 300 DPI.

3) JPG, TIFF, GIF, BMP... Em que formato gravar suas imagens?
O formato do arquivo é indicado pelas letras que vêm depois do ponto, após o nome do arquivo e geralmente são três letras. Os formatos de imagem podem ser: JPG, BMP, GIF, TIFF. .
JPG - É o formato mais popular para a exibição de imagens fotográficas na internet e é a mais usada por câmeras digitais. A alta capacidade de armazenamento com boa qualidade é uma das principais vantagens deste formato. Para a ampliação em papel fotográfico, o JPG é o formato mais eficiente. .
GIF - Este formato é largamente usado na internet e em animações que não exijam grande variedade de cores. Já para imagens fotográficas, este formato não é adequado porque possui restrição de 256 cores. .
BMP - É um formato pouco utilizado para imagens fotográfica porque é um arquivo pesado, ou seja, ocupa muito espaço. Isso também dificulta o envio do arquivo pela internet. .
TIFF – É o formato preferido em editoração eletrônica. Ele foi desenvolvido para salvar imagens capturadas por scanners e para o uso em programa de edição de imagens. Aceito por praticamente todos os softwares e sistemas operacionais, neste formato a imagem não sofre compressão e nem perda de qualidade.

4) Qual a resolução adequada para ampliação em papel fotográfico?

O ideal para ampliar uma imagem em papel fotográfico é que a resolução dela seja 300 DPI. A quantidade de pixels depende do tamanho da ampliação. Confira a quantidade de pixels para obter a melhor qualidade em determinados tamanhos:

10cm x 15cm - 1260 x 0840 pixels
13cm x 18cm - 1470 x 1050 pixels
15cm x 21cm - 1764 x 1260 pixels
20cm x 25cm - 2100 x 1680 pixels.

—————

Voltar