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INTERNET LENTA? ENVIE UMA MENSAGEM PARA ANATEL

25/10/2011 09:11


ANATEL: GARANTA A QUALIDADE DA INTERNET!
 
Toda quinta-feira é "Dia de Pressão na Anatel"

 

A sensação de que a conexão que você compra não é a que chega até você é a mais pura realidade. As operadoras de banda larga só garantem 10% da velocidade contratada e algumas nem se comprometem com uma capacidade mínima! Apesar das inúmeras reclamações, não há regulação que garanta a qualidade da internet que pagamos. 
 
Isso pode mudar dentro de algumas semanas. Para isso, dependemos de quatro pessoas: os membros do Conselho Diretor da Anatel. Eles se reúnem toda quinta-feira e, em breve, votarão uma resolução sobre a qualidade da internet. Infelizmente, há uma enorme pressão dos provedores de banda larga pela aprovação de uma regulação fraca. Precisamos nos manifestar para que a agência não atenda apenas aos interesses das empresas.
 
Vamos pedir para a Anatel aprovar mais controle e transparência para o consumidor. Para isso, a proposta de regulamento traz, entre outros pontos,  o direito dos consumidores a uma ferramenta que mede a qualidade da conexão, dando a todos nós uma ferramenta capaz de cobrar um serviço justo.
 
Quinta-feira é o dia de reunião do Conselho. Envie uma mensagem agora e repita toda quinta! 
Como um Internauta consumidor, estou extremamente preocupado com a qualidade da banda larga no Brasil. Precisamos de padrões firmes de qualidade da conexão para que os nossos direitos prevaleçam sobre os abusos das empresas prestadoras do serviço. Por isso, peço a aprovação dos seguintes pontos na regulação:
- regras de qualidade de atendimento ao consumidor, com prazos máximos para reparo, instalação, resolução de reclamações, atendimento no SAC, entre outros;
- definição da variação máxima permitida da velocidade de modo a garantir qualidade, como previsto inicialmente pela Anatel;
- abatimento na conta proporcional à velocidade não entregue;
- ferramenta certificada para o consumidor medir a qualidade da sua conexão;
- metas de rede ligadas à disponibilidade do serviço e transmissão de pacotes nos moldes da proposta que foi à consulta pública
- capacidade máxima de ocupação da rede, no limite de 80%, evitando sobrecarga.
Atenciosamente,
 
Conselheiro Ronaldo Sardenberg, Conselheira Emília Ribeiro, Conselheiro João Rezende e Conselheiro Jarbas Valente.
 
A má qualidade da banda larga é um sofrimento para o brasileiro. Apesar das inúmeras reclamações dos consumidores, não há norma que regule a qualidade do acesso à internet no País. As empresas de banda larga só garantem 10% da velocidade contratada e algumas nem se comprometem com uma capacidade mínima! 

Há um lobby poderoso das prestadoras do serviço para que as coisas continuem assim. Porém, temos agora uma oportunidade real de mudar a situação - o Conselho Diretor da Anatel ira votar dentro de 4 dias uma regulação que definirá os padrões de qualidadeda banda larga brasileira.  

Ajude a fazer os interesses dos consumidores prevalecerem sobre os abusos das empresas! Nós só temos 4 dias para influenciar a decisão, envie uma mensagem para o Conselho Diretor da Anatel agora: 

www.idec.org.br/campanhas/qualidadeja 

Recentemente a Anatel colocou em consulta pública uma proposta de regulamento de qualidade que estabelece limites máximos de variação da velocidade contratada, obrigação de a empresa fornecer um software certificado para a medição da qualidade da conexão, teto máximo de ocupação da rede, além de critérios de atendimento ao consumidor. A resolução final depende da aprovação Conselho Diretor. O único obstáculo são as empresas de telecom, que estão fazendo pressão por uma regulação fraca. 

O Conselho Diretor da Anatel se reúne toda quinta-feira e deverá aprovar o regulamento de qualidade em quatro dias. Vamos nos unir para bombardear os conselheiros Ronaldo Sardenberg, Emília Ribeiro, João Rezende e Jarbas Valente com mensagens de internautas-consumidores exigindo uma regulação firme! 

O acesso à rede que tanto sonhamos para o Brasil depende disso. Só com qualidade a internet pode realizar todo o seu potencial de acesso à informação e concretização de direitos fundamentais. Baixa velocidade, problemas de estabilidade, pouca transparência na prestação do serviço e mau atendimento do consumidor não fazem parte da banda larga que queremos. Envie uma mensagem para a Anatel: 

www.idec.org.br/campanhas/qualidadeja 

Não se esqueça de publicar o link da campanha no Twitter e Facebook. Agora é hora de mostrarmos que os consumidores estão bem informados e prontos para brigarem pelos seus direitos. - divulgue esta campanha! 

Por uma banda larga de qualidade, 

Veridiana Alimonti e a equipe do Idec 


Leia Mais 

http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2011-10-20/idec-convoca-consumidores-para-pressionar-anatel-por-qualidade-da-internet 

http://idgnow.uol.com.br/internet/2011/10/21/idec-quer-que-internautas-pressionem-anatel-sobre-qualidade-da-banda-larga/ 

http://www.portaldoconsumidor.gov.br/noticia.asp?busca=sim&id=19900 

http://www.gazetadopovo.com.br/economia/conteudo.phtml?tl=1&id=1183777&tit=Idec-luta-por-internet-com-qualidade

 

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