.


CRIE COMPOSIÇÕES DE FOTOS

25/08/2011 13:17

A ferramenta Lab de recorte do Corel PHOTO-PAINT® permite a você extrair ou copiar com precisão e relativa facilidade os elementos de uma foto provenientes de qualquer imagem digital. Muito mais do que apenas uma ferramenta que você pode selecionar rapidamente, o Lab de recorte detecta praticamente todas as formas e preserva os detalhes sutis de uma imagem com perfeita exatidão. Ele aplica automaticamente o efeito de enevoamento de borda transparente e permite a você decidir se o recorte será um objeto sem o plano de fundo, um objeto em cima da imagem original ou uma máscara de aparagem anexada à imagem original.

A intricada funcionalidade de máscara do Lab de recorte permite a você criar composições de fotos de alta qualidade. Após um elemento da foto ter sido recortado, você pode manipulá-lo da mesma forma que manipularia qualquer outro objeto flutuante. Por exemplo, você pode combiná-lo com outros elementos de uma foto para criar composições de fotos personalizadas. Na imagem abaixo, a foto da criança nadando foi facilmente isolada e inserida em um cenário diferente, com resultados realísticos.


O Lab de recorte, o qual consiste em uma única caixa de diálogo, é essencialmente um aplicativo plug-in que foi integrado no Corel PHOTO-PAINT X3. Na verdade, você já terá visto este aplicativo plug-in em ação se tiver usado o Corel® Knockout 2 com o Adobe® Photoshop® ou com o Corel® Painter. O Lab de recorte é uma versão mais sucinta das mesmas ferramentas e opções usadas no Corel Knockout 2. Se você já estiver familiarizado com o Corel PHOTO-PAINT, será fácil se adaptar às opções da interface e às ferramentas de edição do Lab de recorte, o qual é organizado em duas áreas básicas, conforme mostrado abaixo.


Como examinar as ferramentas disponíveis O Lab de recorte do Corel PHOTO-PAINT X3 oferece um vasto e bem equipado conjunto de ferramentas que incluiu uma ampla janela de visualização, barras de ferramentas de aplicação de zoom e recorte, bem como opções de recorte e visualização. As ferramentas de aplicação de zoom e enquadramento são apresentadas no lado esquerdo do Lab de recorte, acima da janela de visualização (veja abaixo). Um conjunto de ferramentas comum permite a você controlar a exibição da imagem selecionada.


As ferramentas Mais zoom (F2) e Menos zoom (F3) funcionam da forma normal, permitindo fazer alterações incrementais na janela de visualização. A versátil ferramenta Enquadramento (H) funciona também como uma ferramenta de aplicação de zoom, e os botões Normal (Ctrl+1) e Ajustar à janela (F4) permitem a você redefinir as configurações de zoom para níveis específicos.

No lado direito do Lab de recorte, você encontrará as ferramentas usadas para destacar, preencher e apagar as bordas definidas do elemento da foto que você quer recortar (veja abaixo). Estas ferramentas são complementadas com ferramentas de adicionar e remover detalhes para refinar as bordas do recorte. Após definir o elemento da foto, você pode clicar no botão Visualizar (Ctrl+P) para ver qual será o resultado final.


O uso das opções de visualização (veja abaixo) permite a você alternar uma exibição das áreas de destaque, preenchimento e imagem original da foto na qual você está trabalhando na janela de visualização. Quando você visualiza a área de um recorte, você pode ver os resultados contra um fundo de tons de cinza, mate branco ou mate preto, o qual permite examinar, avaliar ou aprimorar os resultados do recorte antes de fazer a alteração na imagem.


Se o elemento da foto que você estiver recortando tiver uma forma complexa, de modo que a definição das bordas exija mais do que uns poucos movimentos cuidadosos com o ponteiro, então você certamente irá apreciar os botões Desfazer, Refazer e Redefinir, localizados no canto inferior esquerdo da caixa de diálogo (veja abaixo). Um clique no botão Desfazer (Ctrl+Z) ou no botão Refazer (Ctrl+Shift+Z) permite a você navegar para frente e para trás nas suas ações mais recentes. Além disso, você pode reiniciar a operação inteira ao clicar no botão Redefinir (Ctrl+R).


Quando estiver satisfeito com a definição das bordas do recorte, você pode usar as opções da área Resultados do recorte para escolher como preparar a área de recorte com base nas bordas definidas. Você pode usar a ferramenta Recorte (o padrão) para criar um novo objeto flutuante da área definida. Para aquelas operações de recorte mais sutis e complicadas, você pode escolher uma das outras duas opções: Recorte e imagem original ou Recortar como máscara de aparagem.

Vamos primeiramente criar um recorte bem característico. Você verá como é fácil e rápido usar as ferramentas no Lab de recorte.

Como recortar o elemento de uma foto Se você nunca tiver usado o Lab de recorte e estiver sem entender a razão de todo este "estardalhaço" acerca dele, venha comigo e junto participaremos de uma operação típica de recorte. Se você quiser me acompanhar usando a sua própria imagem digital, escolha uma imagem de qualidade que inclua um elemento da foto com bordas bem definidas.

  1. Inicie o Corel PHOTO-PAINT X3 e com a sua foto digital aberta, escolha Imagem > Lab de recorte. A caixa de diálogo Lab de recorte irá se abrir e mostrar a sua foto digital em uma janela de visualização.
  2. Escolha a ferramenta Destaque (F5) na barra de ferramentas de recorte. Observe o ponteiro circular que aparece quando você aponta para a imagem.
  3. O diâmetro do ponteiro é controlado pelo tamanho da ponta e é medido em pixels. Para definir as bordas do elemento da foto com mais facilidade, ajuste o diâmetro do ponteiro, usando a opção Tamanho da ponta (veja abaixo). Esta opção controla também o tamanho do ponteiro da ferramenta Borracha (X).

  1. Para ajudar a melhorar a visibilidade dos movimentos do ponteiro, escolha uma cor personalizada no seletor de cores Destaque (veja abaixo). A cor de destaque não altera a cor do elemento da foto e nem a cor do plano de fundo da foto.

  1. Arrastando o ponteiro, trace uma linha em volta do elemento da foto que você quer recortar. Trace as bordas de modo que a ponta do cursor se estenda em volta do elemento da foto e o resultado final seja uma área contornada. Se o elemento da foto que você tiver selecionado contiver espaços negativos no qual o plano de fundo seja transparente, trace estas bordas também. Se necessário, você pode usar a ferramenta Borracha (X) para corrigir aqueles movimentos acidentais do ponteiro. No exemplo a seguir, as bordas da foto da criança nadando estão destacadas.

  1. Verifique se a ferramenta Preenchimento (F) está disponível. Quando você tiver definido a borda completa do elemento da foto de modo que ela forme uma área contornada, a ferramenta Preenchimento será disponibilizada na barra de ferramentas de recorte. A ferramenta em questão não estará disponível se as bordas que você definir não formarem uma área contornada.
  2. Determine qual o lado do limite da borda você quer recortar - o lado interno ou o externo, e depois execute um dos procedimentos a seguir:
    Para escolher a área contornada do elemento da foto como a área de recorte, clique o ponteiro da ferramenta Preenchimento dentro do limite da borda (veja abaixo).

Para escolher o plano de fundo como a área de recorte, clique o ponteiro da ferramenta Preenchimento fora do limite da borda (veja abaixo).

  1. Aprimore as áreas da borda ou do preenchimento, reutilizando as ferramentas Destaque, Preenchimento ou Borracha. Estas ferramentas não estarão disponíveis quando você fizer a visualização do recorte na próxima etapa.
  2. Clique no botão Visualizar (Ctrl+P) para ver o andamento da operação de recorte na janela de visualização. Use as ferramentas Zoom e Enquadramento para examinar os resultados da operação de recorte. Você irá notar que um efeito de enevoamento transparente foi automaticamente aplicado às bordas definidas, conforme mostra o exemplo abaixo.

  1. Se não for possível detectar a borda exata do limite, use a ferramentas Adicionar detalhe (A) ou Remover detalhe (R), ou ambas, para fazer aqueles ajustes mais sutis. A inabilidade de detectar a borda do limite raramente ocorre, mas isto pode acontecer especialmente quando as bordas definidas estiverem significativamente fora de foco, forem intensamente brancas ou tiverem valores de intensidade de cor muito baixos. As ferramentas Adicionar detalhe e Remover detalhe aplicam o efeito de enevoamento transparente da mesma forma que uma ferramenta de pincel.
  2. Com a área de recorte definida (e refinada, se necessário), mantenha a opção Recorte ativada na área Resultados do recorte e depois clique em OK. Você retornará então à sua janela de documento, onde a área do recorte aparece como um objeto flutuante (veja abaixo). De lá, você poderá usar o elemento recortado da foto da forma que escolher.


Entender as opções de recorte Naturalmente, o Lab de recorte permite a você muito mais do que apenas criar um objeto flutuante básico do elemento da foto ou do plano de fundo à sua volta. Você pode usar as opções da área Resultados do recorte, mostradas abaixo, para escolher como você deseja que o seu recorte seja preparado antes de sair do Lab de recorte.


A opção Recortar produz um novo objeto flutuante do seu recorte e apaga a foto original. Se você usar o comando Salvar como para salvar o seu documento Corel PHOTO-PAINT atual com um nome diferente, a foto original permanecerá inalterada. Alternativamente, você pode usar os comandos Copiar (Ctrl+C) e Colar (Ctrl+V), transferir o elemento flutuante da foto diretamente para o documento de destino, uma foto composta por exemplo, e depois fechar a foto original sem salvar as alterações.

A opção Recorte e imagem original produz um novo objeto flutuante do elemento da foto, mas preserva a imagem original (veja abaixo). Quando você retornar à janela de documento, a cópia do recorte estará posicionada e disposta diretamente sobre a área da qual ela foi cortada.


Na terceira opção, Recortar como máscara de aparagem, será criado um novo objeto com uma máscara de aparagem sobre a área oculta. Esta opção preserva a área originalmente mascarada, permitindo a você criar outros efeitos complexos mediante a manipulação ou o apagamento da máscara de aparagem. O Corel PHOTO-PAINT X3 permite a você alterar as propriedades de máscara de aparagem usando a janela de encaixe Objeto ou clicando na máscara com o botão direito para acessar os comandos de um menu contextual.


No Corel PHOTO-PAINT X3, você pode produzir elementos de foto flutuantes exatamente como você podia fazer na versão 12, mas com estas novas ferramentas e opções do Lab de recorte, você tem um controle muito maior, bem como mais liberdade criativa para isolar aqueles elementos complexos da foto e preservar os detalhes. Não existe mais a necessidade de você ter que enfrentar a difícil tarefa de trabalhar com toda aquela gama de ferramentas de seleção, efeitos de enevoamento e opções de transparência. O Lab de recorte economiza muito do tempo reservado ao processo de edição e produz resultados muito melhores. 

—————

Voltar