.


COMO FAZER PAGINAÇÃO NO WORD 2007 E 2010

07/07/2011 09:55
Se existe algo em um Trabalho Científico (TC) que coaduna com o estresse do autor, se chama “Paginação”. Pois esta é a parte que a maioria deixa para o final do TC estando o mesmo estressado com pesquisas, leituras, citações, escritas... e quando supõe que o TC está bom, vem o(a) professor(a) de Metodologia e corrige quase tudo. A pessoa sente-se quase que um poviléu da sociedade e o pior de tudo é a ausência de tempo. E quando o autor do TC pergunta ao(a) professor(a) de Metodologia como se faz para paginar, a resposta quase que na sua totalidade é: “Utiliza caixa de texto e retira a borda”.
Meu nobre amigo, se você está lendo esta postagem é que algo semelhante deve ter acontecido contigo (pois aconteceu comigo). Porém se utilizar “caixa de texto” e precisar excluir ou acrescentar algo em seu trabalho irá desconfigurá-lo e o estresse aumentará sendo nefasto à conclusão do seu TC. No entanto, o escopo deste tutorial é mitigar seu estresse explicando a maneira correta, seguindo a ABNT, para realizar uma paginação automática, que independe se irá acrescentar ou excluir textos ou páginas em seu TC.

O 1º passo é identificar quais páginas serão numeradas.
É importante considerar o que dispõe a ABNT com relação à paginação, onde normatiza que a Capa não é contada e nem numerada e que, a partir da Folha de Rosto, todas as páginas devem ser contadas sequencialmente, mas não numeradas até o Sumário (inclusive), sendo que a partir da Introdução até o final do trabalho todas as páginas serão numeradas seguindo a contagem consecutiva.

Simplificando:

a) Elementos Pré-textuais:
Capa (obrigatório) Não é contada. Nem numerada.
Lombada (opcional) – conta-se, mas não numera.
Folha de rosto (obrigatório) – conta-se, mas não numera.
Errata (opcional) – conta-se, mas não numera.
Folha de aprovação (obrigatório) – conta-se, mas não numera.
Dedicatória(s) (opcional) – conta-se, mas não numera.
Agradecimento(s) (opcional) – conta-se, mas não numera.
Epígrafe (opcional) – conta-se, mas não numera.
Resumo na língua vernácula (obrigatório) – conta-se, mas não numera.
Resumo em língua estrangeira (obrigatório) – conta-se, mas não numera.
Lista de ilustrações (opcional) – conta-se, mas não numera.
Lista de tabelas (opcional) – conta-se, mas não numera.
Lista de abreviaturas e siglas (opcional) – conta-se, mas não numera.
Lista de símbolos (opcional) – conta-se, mas não numera.
Sumário (obrigatório) – conta-se, mas não numera.

b) Elementos Textuais:
Introdução – inicia-se a numeração das páginas na Introdução(1).
Desenvolvimento – conta-se e numera sequencialmente.
Conclusão – conta-se e numera sequencialmente.

c) Elementos Pós-textuais
Referências (obrigatório) – conta-se e numera sequencialmente.
Glossário (opcional) – conta-se e numera sequencialmente.
Apêndice(s) (opcional) – conta-se e numera sequencialmente*.
Anexo(s) (opcional) – conta-se e numera sequencialmente*.
Índice(s) (opcional) – conta-se e numera sequencialmente.

*Só não serão numerados os Apêndices e/ou Anexos se possuírem estrutura física diferente do trabalho, ou seja, se não fizerem parte do TC ou possuírem paginação própria (por exemplo, cópia de página de jornal, revista, formulário, mapa, etc.).

O 2º passo é inserir “Quebras de Seção” nas páginas que não serão numeradas. Este passo serve para impedir que apareça a numeração nestas páginas que não devem ser numeradas e pode ser feito da seguinte forma:

a) Clique no final do texto da página que se deseja “quebrar” - clique na aba “Layout da Página” e em “Quebras”. Selecione a opção “Próxima Página” em “Quebras de Seção”, conforme a figura:





_____________

(1)No entanto isto não significa que ela será a página nº 1. Pois, de acordo com o item anterior, irá depender da quantidade de Elementos Pré-Textuais existentes em seu trabalho. É importante lembrar que isto varia conforme o conteúdo do trabalho, bem como as exigências da Instituição de Ensino.

 

 

Obs.: você só conseguirá visualizar a Quebra de Seção (bem como vários outros elementos) se você selecionar o símbolo ¶ (Mostrar Tudo), visto que essa opção possibilita mostrar todas as marcas de parágrafos e símbolos de formatações ocultos.
Para selecionar esta opção basta clicar no símbolo ¶ que aparece na Página Inicial do seu Word 2007/2010, ou pressionar, simultaneamente, as teclas (Ctrl+Shift+*):

            Verifique como ficam as páginas que possuem “Quebra de Seção”:

As páginas em que devem ser inseridas “Quebras de Seção” são as que contêm os Elementos Pré-textuais, mencionados na alínea a) do 1º passo deste Tutorial, até o Sumário, ou seja, do Sumário em diante deve-se inserir “Quebra de Página” e não “Quebra de Seção”.
Lembre-se: os elementos Pré-textuais são contados, mas não numerados e não aparecem no Sumário.

        O 3º passo é inserir os números das páginas, para tanto, coloque o cursor na primeira página a ser numerada, ou seja, INTRODUÇÃO – clique na aba Inserir – Número de Página – Início da Página – Número sem Formatação 3 (que indica que a numeração será no canto direito da página), conforme a figura abaixo:

           Na aba Design, desmarque a opção “Vincular ao Anterior”.

          Ao desvincular as seções anteriores, é necessário apagar as numerações que aparecem nas páginas e que não devem ser numeradas. Para isso selecione a numeração do item anterior (SUMÁRIO) e o apague (delete).

           Com isso irá excluir as numerações, desnecessárias, dos elementos Pré-textuais.

          Este procedimento não irá alterar a numeração das páginas subsequentes.
 
O 4º passo é formatar os números das páginas, porém deve-se observar que:
a) A numeração das páginas deve ser em algarismo arábico(1), com a mesma fonte utilizada no trabalho (Arial ou Times New Roman)(2) e com tamanho menor  que 12, sendo uniforme(3). Neste caso indica-se a fonte tamanho 10 para que não destoe tanto dos demais textos(4).

        Para isso, selecione os números das páginas e altere a fonte.
_____________
(1)NBR 14724 de 30 de dezembro 2005 (ver 5.4).
(2)Normalmente recomendado, mas não há especificação junto a ABNT.
(3)NBR 14724 de 30 de dezembro 2005 (ver 5.1).
(4)“Recomenda-se, para digitação, a utilização de fonte tamanho 12 para todo o texto, excetuando-se as citações de mais de três linhas, notas de rodapé, paginação e legendas das ilustrações e das tabelas que devem ser digitadas em tamanho menor e uniforme.” NBR 14724 de 30 de dezembro 2005 (ver 5.1).

          É importante lembrar que a Capa, além de não ser numerada também não é contada. Então será preciso contar quantas páginas de elementos Pré-textuais possui o seu TC a partir da Folha de Rosto.
No exemplo utilizado neste Tutorial tem-se apenas duas folhas, a Folha de Rosto e o Sumário(6). Portanto a INTRODUÇÃO (deste exemplo) será a página 3.
Observe que ela aparece como p. 4, pois o Word conta a Capa automaticamente.
Para configurar essa numeração basta efetuar as seguintes mudanças:
Se o cabeçalho não estiver aberto, clique 2 vezes em cima do número da página para ativar a aba Design...

_____________
(6)O Sumário deve ser localizado como o último elemento Pré-textual.” NBR 6027 de 30 de maio 2003 na seção 4.


        ...selecione a opção “Número de Página” – Clique em “Formatar Números de Página”.

        Na próxima janela marque a opção “Iniciar em”, digite o número da 1ª página que será numerada (lembre-se que se contam todos os elementos Pré-textuais, menos a Capa) a qual neste exemplo é a p. 3 e clique em OK.
 
Porém a numeração deve ser colocada no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, ficando o último algarismo a 2 cm da borda direita da folha(7).
Para isso, se o cabeçalho não estiver aberto, clique 2 vezes em cima do número da página para ativar a aba Design (explicado anteriormente) – clique na opção “Cabeçalho Acima” e marque 2cm.




_____________
(7)NBR 14724 de 30 de dezembro 2005 (ver 5.4).
 
Está Pronta a Paginação do seu Trabalho Científico.

          Veja o resultado nas figuras, abaixo, do exemplo: 

 

 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

TÉCNICAS, Associação Brasileira de Normas. NBR 6027 Informação e documentação - Sumário – Apresentação. Exemplar para uso exclusivo – Manoel Alves Damascena Júnior. Rio de Janeiro: Impresso no Brasil, 2010.

______. NBR 14724 - Informação e documentação — trabalhos acadêmicos — apresentação. Exemplar para uso exclusivo – Manoel Alves Damascena Júnior. Rio de Janeiro: Impresso no Brasil, 2010.

—————

Voltar