.


1 MILHÃO DE PROCESSADORES = 1 BILHÃO DE NEURÔNIOS

16/11/2011 10:10

Inova

Cérebro altamente complexo
Pensando bem, alguns cérebos não são tão complexos assim...

O cérebro humano é um treco incrivelmente complexo. São bilhões e bilhões de neurônios ligados por trilhões de sinapses. Por isso, a construção de uma mente cibernética é um desafio dos mais complicados (embora meu amigo Isaac Asimov tenha resolvido isso com seus cérebros positrônicos, ele não deixou instruções muito claras).
De toda forma, é mais-que-interessante o trabalho de um grupo de pesquisadores, liderado pelo criador dos processadores ARM (utilizados em smartphones), que está empenhado em uma pesquisa para descobrir quantos neurônios é possível simular interligando chips.

Projeto Spinnaker é fruto da união entre Steve Furber, professor de engenharia da Universidade Manchester e principal responsável pelo processador ARM RISC de 32-bit, e Andrew Brown, da Universidade de Southampton, também da Inglaterra. Os dois pretendem unir 1 milhão de chips de modo que alcancem o desempenho de 1 bilhão de neurônios humanos.

Pode parecer só um jogo de liga-pontos até obtermos uma inteligência artificial, mas o cérebro humano, meus caros, tem entre 80 (mulheres) e 90 bilhões de neurônios (homens). Portanto, eles irão simular apenas algo em torno de 1% da inteligência do homem – e isso se der tudo muito certo, claro. O objetivo final é inventar um equipamento capaz de imitar o cérebro quando este estimula os neurônios a pensar em várias coisas ao mesmo tempo. Aquela capacidade que torna possível ver o futebol e ignorar a esposa falando ao lado, por exemplo.

De acordo com Fuber, a escolha dos processadores não se deu por preferência pessoal, mas por serem baratos, econômicos, e que, quando juntos, alcançarem o desempenho de um desktop de alto rendimento.

Por enquanto, o projeto Spinnaker conseguiu construir processadores de quatro e oito núcleos ARM968E-S, mas o objetivo é agregar 20 deles num chip. Cada unidade possui 64KB de cache de dados, 32KB de cache de instruções, um controle que simula picos de raciocínios, e um controlador para conexão à memória de 1GB DDR1 central.

—————

Voltar