.


Laser Corte Gravação

Uma Breve noção sobre Lasers

Laser, cuja sigla em inglês significa Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation, ou seja, Amplificação da Luz por Emissão Estimulada de Radiação é um dispositivo que produz radiação eletromagnética com características muito especiais: ela é monocromática (possui comprimento de onda muito bem definido), coerente (todas as ondas dos fótons que compõe o feixe estão em fase) e colimada (propaga-se como um feixe de ondas praticamente paralelas), feixe esse que se concentrado por uma lente focal pode entregar uma quantidade enorme de energia num ponto minúsculo dando a ele poder de cortar praticamente todo tipo de material.

Cada tipo de laser emite em um comprimento de onda específico e cada material absorve melhor um comprimento de onda específico, por isso cada tipo de material exige um tipo de laser .

Existem muitos tipos de lasers mas vamos tratar dos principais tipos usados para corte e gravação:

Laser Co2

- Laser de estado gasoso que emite no comprimento de onda de 10600nm, usado principalmente para materiais não metálicos embora seja usado com alta potência para corte bruto de aço.

Corte: Madeira, Acrílico, Couro, EVA, Tecido, Papel

Gravação: Madeira, Acrílico, Vidro, Cerâmica, Granito, Couro, EVA, Tecido, Papel ou qualquer material não metálico. O laser Co2 também pode gravar alguns metais com a prévia aplicação de um aditivo próprio.

Importante! Os materiais PVC, Vinil e Neoprene NÃO podem ser cortados por lasers pois, no processo de corte esses materiais emanam gases altamente corrosivos e tóxicos (ácido Hidroclorídrico) que oxidariam totalmente a máquina em menos de 15 dias além de afetar gravemente a saúde das pessoas presentes no ambiente.

Laser Nd:YAG

- Laser de estado sólido que emite no comprimento de onda de 1064nm (dez vezes menor que o Co2) usado principalmente para metais e ligas pois é altamente absorvido por esses materiais.

Corte: Todos metais e ligas

Gravação: : Todos metais e ligas e alguns plásticos.

Potência versos poder de corte

Laser Co2

40W- 3mm MDF, 6mm Acrílico, 4mm EVA
50W- 3mm MDF, 8mm Acrílico, 5mm EVA
60W – 3mm MDF, 10mm Acrílico, 6mm EVA
80W- 6mm MDF, 14mm Acrílico, 10mm EVA
100W- 6mm MDF, 16mm Acrílico, 10mm EVA
130W- 6mm MDF, 20mm Acrílico, 10mm EVA
150W- 9mm MDF, 24mm Acrílico, 10mm EVA

Laser Nd:YAG ou Fibra

100W- 0.5mm aço carbono, 0.2mm alumínio
300W- 2mm aço carbono, 1mm alumínio, 1mm aço inox
600W- 5mm aço carbono, 2mm alumínio, 2mm aço inox

Tipos de sistemas de movimentação do feixe laser

Sistema plotter X-Y, mais usado nas máquinas de corte a laser.
Sistema galvanométrico, usado em máquinas de gravação em alta velocidade.